Projetos 

Assistência Vicentina da Ilha de Santo Amaro

Inaugurada em 23 de Abril de 1966, busca possibilitar momentos de reflexão, alegria, interiorização e descobertas, fazendo comque as idosas encarem a Terceira Idade como um momento de novas conquistas e plenitude, visando despertar a auto-estima que muita das vezes foi perdida.

A entidade recebe visita de familiares, amigos e pessoas da comunidade. Também há visitas por parte de interessados em obter informações para possíveis admissões. Este contato entre as internas e os diversos grupos sociais permite uma troca de experiências e a manutenção de um vínculo entre as idosas e sociedade, aumentando assim a auto-estima das idosas(os).

Público alvo: Atende idosas com faixa etária a partir dos 60 anos.

Objetivo:  Acolhimento de longa permanência para pessoas idosas do sexo feminino, independentes e/ou com graus I e II de dependência.

 

**************************************************************************************************************************************

 

Associação de Caridade Lar Evangélico Maanaim

Fundada em 04 de Março de 1996, atender a crianças de adolescentes em situação de risco. Por está situação, entende-se a condição de criança e adolescente que, por suas circunstâncias relacionadas às privações de ordem afetiva, cultural e socioeconômica que desfavorecem o pleno desenvolvimento. Por isso a entidade tem a função de favorecer um futuro melhor, incluindo-os na sociedade.

Público Alvo: Crianças e adolescentes de ambos os sexos de 12 aos 18 anos ou grupos de irmãos com qualquer idade.

Objetivo: Promover o acolhimento institucional em caráter residencial e provisório a 20 adolescentes que se encontram em situação de violação de direitos, encaminhados pela Vara da Infância e Juventude do Município.

**************************************************************************************************************************************

 

Associação de Amigos do Lar Menor Assistido

A ALMA iniciou suas atividades em 13 de Maio de 1992, tendo como objetivo, em tempo integral, atender em regime residencial excepcional, provisório e transitório, crianças encaminhadas pelas Varas da Infância e Juventude e Conselhos Tutelares da Comarca de Guarujá, com faixa etária entre 0 e 4 anos e que podem lá permanecer até os sete anos de idade, dentro das disposiçoes esttutárias e capacidade da entidade, que é de trinta crianças.
Sua missão também é a de minimizar o alto indice de crianças abandonadas por omissão da sociedade, do estado e da família.

Público Alvo: Crianças de ambos os sexos com faixa etária de 0 a 7 anos.

Objetivo: Abrigo institucional em regime residencial e em caráter provisório, a crianças, encaminhdas pela Vara da Infância e Juventude que encontram-se em situação de risco, com seus vínculos familiares rompidos, fragilizados, e/ou que tenham tido seus direitos ameaçados ou violados por ação ou omissão dos pais ou responsáveis legais, assegurando seus direitos de cidadãos e proteção à vida. 

 

************************************************************************************************************************************** 

 Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Guarujá

Fundada em 30 de Setembro de 2000, tem a finalidade de oferecer tanto ao autista quanto a sua família a garantia de um espaço de acolhimento, escuta apoio e orientação, possibilitando com isso o fortalecimento, a autonomia, o resgate da auto-estima e a preservação da funcionalidade familiar.

Público Alvo: Pessoas autistas na faixa etária de 5 anos à idade adulta.

Objetivo: Atender pessoas autistas, suas respectivas famílias e comunidade ao entorno da instituição, ampliando o acesso e a qualidade da atenção direcionada às pessoas com Trnastorno do Espectro do Autimo através de serviços diversificados.

************************************************************************************************************************************** 

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guarujá (APAE):

Fundada em 26 de Abril de 1996, tem como objetivo oferecer aos educantos e a comunidade, ferramentas para as atividades de prática de trabalho, de modo a revelar suas aptidões, interesses e possibilidades de ter um oficio ou uma ocupação profissional, torna-los eficientes e capazes de assumir responsabilidades na escola, na família e comunidade favorecendo a vivencia real e intensa do mesmo no mercado de trabalho, para desenvolver ao máximo suas habilidades dentro de suas limitações.

Público Alvo: Alunos com idade entre 6 e 35 anos. / Atendimento ambulatorial a partir dos 4 anos

Objetivo: Promoção e articulação dos direitos das pessoas com necessidades especiais, através de atendimento individual, oficina ocupacional e programa integrado, com atendimento pedagógico especializado.

Atendimento ambulatorial especializado em prevenção e reabilitação nas áreas: fonoaudiológica, terapêutico ocupacional, fisioterapêutica, psicológica e serviço social ao paciente que apresente encaminhamento com laudo de deficiências múltiplas, bem como suas famílias através de apoio e garantia dos direitos

 

************************************************************************************************************************************** 

 

Centro Comunitário da Praia Santa Cruz dos Navegantes

Fundado em 15 de Outubro de 1987, tem como objetivo atender crianças em período de contra turno escolar, promovendo atividades extracurriculares que venham a complementar o aprendizado, desenvolvendo o potencial cultural, artístico e esportivo, bem como promover a diminuição da ociosidade dos mesmos. 

Público Alvo: Crianças de 04 a 10 anos. / Residentes do sexo feminino a partir dos 18 anos

Objetivo: Atender crianças contra turno escolar, complementando o aprendizado e desenvolvendo o potencial cultural, artístico e esportivo, promovendo a diminuição da ociosidade dos mesmos.
Promover a recuperação de mulheres com problemas e transtornos decorrentes do uso de substantivos psicoativas, visando a reintegração à família e na sociedade, além da melhoria da qualidade de vida.

       **************************************************************************************************************************************

 

Centro de Formação Profissional CAMP - Guarujá

 

O Centro de Formação Profissional Camp Guarujá é uma associação civil de direito privado,sem fins econômicos que atua na qualificação e inserção de jovens de baixa renda ao mercado de trabalho em regime de aprendizagem, de acordo com a Lei 10.097/2000 - Lei de Aprendizagem Profissional que regulamenta o trabalho do adolescente.

OBJETIVO: Desenvolver Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Formação Humano-Profissional para Adolescentes e jovens em vulnerabilidade socioeconômica e/ou pessoal, utilizando programas e projetos que estimulem o desenvolvimento de suas potencialidades, ações cidadãs e protagonistas, possibilitando o acesso à informação de seus direitos e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e promovendo sua integração e permanência no mundo do trabalho em consonância com a Legislação vigente.

Público-alvo: Adolescentes de 14 a 16 anos em vulnerabilidade socioeconômica e/ou pessoal.

Capacidade de atendimento: 350 adolescentes/ano

 

PROJETOS COMPLEMENTARES

Oportunizar o acesso a informações de direitos, fortalecer vínculos e a função protetiva da família, contribuindo na melhoria de sua qualidade de vida e construindo alternativas emancipatórias para enfrentamento da vulnerabilidade social e pessoal.

 

**************************************************************************************************************************************

 

Centro Espírita Amor em Gotas

Fundado em 01 de Março de 1999, tem como objetivo atender a criança em sua totalidade, levando em conta suas necessidades e realidades, buscando oferecer meio e condições para seu desenvolvimento físico, psicológico, social, espiritual e intelectual e a interação na família e na comunidade. Também desenvolver o educando e assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

 

Público Alvo: Crianças entre 3 anos e 11 meses a 10 anos e 11 meses, da comunidade, ambos os sexos, num regime de atendimento de 11 horas diárias sem nenhum tipo de discriminação. 

Fundado em 24 de Setembro de 1961, tem como objetivo desenvolver um trabalho que possibilita a formação e o desenvolvimento educacional, sócio econômico do homem oferecendo melhoria de sua condição de vida.

 

************************************************************************************************************************************** 

 

Centro de Recuperação de Paralisia Infantil e Cerebral do Guarujá - CRPI

Iniciou suas atividades em 23 de Agosto de 1963. Tem como objetivo a inclusão social das crianças e adolescentes com deficiências, dando ênfase às famílias.

 

Público Alvo: Crianças e adolescentes de 0 à 18 anos de ambos os sexos, com deficiências físicas, audiivas e síndromes passíveis de reabilitação.

 

Atividades:

- Ambulatório Médico (neurologia, ortopedia, pediatria, odontopediatria), além de atender a demanda fixa, atende todos os ex-pacientes do centro e/ou pacientes encaminhados pela comunidade dentro dos critérios estabelecidos pelo centro.

- Setor de Terapia Ocupacional, prescreve cadeiras adaptadas encaminhadas pelo Fundo Social de Solidariedade do Município.

- Setor de Psicologia, realiza avaliações extraordinárias, sempre que solicitado em parcera com a Secretaria de Educação do Município.

- O Serviço Social orienta e encaminha pacientes que necessitam do Benefício de Prestação continuada (LOAS). C.R.P.I. é unidade de cadastro para o Passe Livre Municipal (social e médico), assim como encaminhamento ao Inter- estadual e Inter Municipal.

- Escola Steffi Leonore Asch, que possui Ensino Infantil, Especial e Fundamental.

************************************************************************************************************************************** 

Instituto Evolução

Fundado em 04 de março de 2004 Fundado em 04 de Março de 2004, foi criado com a finalidade de atender a demanda de ocupação de pessoas deficientes intelectuais, residentes na Baixada Santista, desenvolvendo atividades em oficinas terapêuticas e/ou profissionalizantes, culturais, esportivas e salas pedagógicas, resultando na integração do atendido na sociedade, possibilitando a capacitação profissional e a inserção no mercado de trabalho.

Público Alvo: Deficientes intelectuais e deficientes intelectuais com comorbidade.

Atividades desenvolvidas:

Oficinas Terapêuticas Protegidas Pedagógicas e Oficinas Profissionalizantes: Artesanato, Informática, Encadernação, Reciclagem, Culinária, Serigrafia, Cerâmica, Bijuteria.

Oficinas Culturais: Dança e Teatro

Oficinas Esportivas: Natação, Futebol e Basquete.

************************************************************************************************************************************** 

 

Sociedade Educadora CESPROM:

O CESPROM  Vicente de Carvalho definiu como seu objetivo geral – ”Promover a Formação Humana e Profissional, para o emprego e geração de renda, de jovens e adultos, identificando e priorizando entre eles, o atendimento aos migrantes e pessoas carentes em situação de vulnerabilidade”

OBJETO/SEDUC-  CURSOS PROFISSIONALIZANTES- INFORMÁTICA BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS.AULAS- 2 HORAS DE DURAÇÃO -2 VEZEZ POR SEMANA(3ª E 5ª /OU 2ª E 4ª DAS 19H30 AS 21H30) -   3ª E 5ª -TARDE:DAS 14H AS 15:30(1H E 30 MIN DE AULA)/2ª E 4ª- DAS 15H30 AS 17H.

PÚBLICO ALVO: JOVENS E ADULTOS

METAS: 72 ALUNOS  DO MUNICÍPIO DE GUARUJÁ

OBJETO/SEDESC: TRABALHAR FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL E ECONÔMICA, PROMOVENDO A QUALIFICAÇÃO E ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL, BEM COMO O FORTALECIMENTO DOS VÍNCULOS FAMILIARES,NOS CURSOS DE CORTE E COSTURA E COSTURA INDUSTRIAL.

PÚBLICO ALVO: FAMÍLIAS CARENTES

METAS: 78 BENEFICIÁRIOS  

**************************************************************************************************************************************